17 a 21 de Setembro de 2012 ICH/UFJF


Grupos de Trabalho (click aqui)

16/05/2012 17:22

As atividades da I jornada de Ciências Sociais da UFJF serão compostas por vários Grupos de Trabalho (de pós-graduandos e também graduandos).  Estas atividades ocorrerão entre os dias 17 a 21 de setembro de 2012 nas dependências do Instituto de ciências humanas da UFJF. 

 

Gt's Pós Graduação

 

GT 1 – Democracia e instituições

coordenadores: Wagner Silveira Rezende (PPGCSO/UFJF) e José Vitor Lemes Gomes (PPGCSO/UFJF)

 

O GT requer investigações, estudos e pesquisas interessadas no entendimento da cultura política brasileira, suas vinculações ao tema da democracia e às instituições sociais necessárias a uma vida democrática entre nós. Os pesquisadores nela selecionados deverão desenvolver a discussão das teorias clássicas, modernas e contemporâneas da democracia, em busca de um horizonte teórico capaz de compreender os novíssimos processos que desafiam a nossa tradicional imaginação democrática, e que nos obrigam a uma profunda redefinição da questão democrática, de suas exigências e instituições. Os trabalhos podem enfatizar a vida democrática na formação social brasileira, sob duas estratégias: uma de caráter mais histórico, acerca dos fundamentos de nossa tradição, a nossa forma histórica de modernização; a outra voltada aos problemas da sociedade brasileira no presente, sobretudo as questões da cidadania e da democracia.

 

GT 2 – Desigualdade Social e políticas públicas

coordenador: Luiz Vicente (PPGCSO/UFJF) e Juliana Candian (IESP/UERJ)

 

O GT requer investigações relativas à desigualdade social no Brasil, à estrutura do Estado brasileiro e à formulação e implementação de políticas públicas. A desigualdade social e os processos de destituição que a ela se associam estão entre os mais sérios problemas enfrentados pela sociedade brasileira. A amplitude desta percepção contrasta com a limitação dos diagnósticos oficiais e dos meios que têm sido utilizados para interferir nos seus mecanismos geradores e reprodutores. A desigualdade existe em um espaço relacional multidimensional, em que os desequilíbrios de dotações de recursos sociais valiosos e de capacidades estruturadas para ação transformam-se em desigualdades de resultados. Estabelecem-se na sociedade desigualdades duráveis, que se mantém de uma interação social para a outra, persistem nas histórias das instituições, trajetórias dos grupos e tempos de vida das pessoas. De um lado, o tema da desigualdade é enfrentado pela necessidade de sua mensuração objetiva, em especial na realidade brasileira, de outro, é investigado numa perspectiva que valoriza a própria percepção subjetiva de populações excluídas ou desfavorecidas. Espera-se, assim, estudos que visam contribuir para a elucidação das trajetórias de montagem e materialização das políticas públicas, bem como do impacto que têm sobre diversos segmentos, considerada a estrutura de desigualdade presente na ordem social brasileira, além das percepções sobre elas desenvolvidas pela população beneficiária.

 

GT 3 - Antropologia, Fronteiras Conceituais e Teorias Etnográficas.

coordenadores: Daniel Albergaria (PPGCSO/UFJF) e Carlos Eduardo Procópio (PPGCSO/UFJF)

 

O GT “Teorias Etnográficas: o eu, os outros e as fronteiras” pretende trabalhar com propostas que prezam por uma discussão acerca dos sujeitos pesquisados e de sua relação com o pesquisador na produção de pesquisa científica em ciências sociais. Consciente de certa autonomia do pesquisador social, seja na elaboração de registros para pesquisa ou no foco analítico, necessário à prática acadêmica, almeja-se discutir a relação entre sujeitos pesquisados e pesquisador, desde que o diálogo em mesmo grau epistemológico com aqueles que se estuda seja colocado em questão. Os temas de pesquisa podem ser os mais variados, tais como religião, desigualdade, saúde, gênero, movimentos sociais, populações indígenas, corporeidade, ritual, juventude, violência, cultura popular, consumo, dentre outros. Como elaborar teorias etnográficas em meio aos diversos campos de interseção entre nativo e pesquisador nas pesquisas atuais? Como os diversos campos de pesquisa podem contribuir de formas específicas acerca deste diálogo entre saberes? Como por meio destes diversos campos pode-se pensar um tema clássico à antropologia e às ciências sociais, tema referente à autoridade etnográfica e à elaboração conceitual em meio à dinâmica entre nossos saberes e os saberes dos grupos pesquisados? O GT irá aceitar contribuições que reflitam tanto acerca de questões diretamente etnográficas quanto de argumentações eminentemente teóricas que envolvam a temática saber nativo e saber acadêmico enquanto possibilidade de uma relação inventiva entre culturas.

 

GT 4 - As Ciências Sociais e Suas abordagens teóricas

Coordenador: Rodrigo Mello (PPGCSO/UFJF)

 

Entendendo as Ciências Sociais como ciência no/do Social operada em diversas frentes teórico-metodológicas, o presente Grupo de Trabalho tem por objetivo albergar debates e reflexões acerca dos paradigmas que, atualmente, vêm animando e definindo este campo. Em nossas sessões, nos pautaremos sempre no esforço de estabelecermos as ciências sociais – universo necessariamente poroso, transmetodológico e interdisciplinar – como um campo meta-teórico propicio para balizar as proposições teóricas oriundas das sub-áreas que o compõe. Com isto, a contra-pêlo dos processos de especialização que definem o fazer científico em dias atuais, este Grupo de trabalho pretenderá ser um raro, porém necessário, espaço de encontros, interações, trocas e compartilhamentos reflexivos entre pesquisadores que - mesmo que na normatização cotidiana de seus trabalhos acadêmicos vêem-se conduzidos a se enraizarem nas sub-áreas da antropologia, da sociologia ou da ciência política -, em última instância, compõe e definem o campo maior das ciências sociais. Neste Sentido, primando por uma visada mais ampla e totalizadora das teorias das ciências sociais, serão escopo dos debates e trabalhos do GT: 1) Epistemologia das ciências sociais; 2) Diálogos entre filosofia e teoria social; 3) Porosidades, fronteiras e diálogos: Sociologia, antropologia e ciência política; 4) Teoria antropológica; 5) Teoria sociológica 6) filosofia política; 7) Pensamento social brasileiro.   

 

GT5 – Políticas Públicas

Coordenador: Karine Fernandes (PPGCSO/UFJF)

 

O objetivo do GT é de reunir trabalhos das diversas abordagens das Ciências Sociais e áreas afins que tenham interface com tema das políticas públicas. Entende-se por politicas públicas todos arranjos de políticas (público/público, público/privado. privado) direcionadas a população abordando as mais diversas temáticas como renda, gênero, raça, cultura, educação, desenvolvimento e estratégias, sob abordagem das mais diversas orientações teóricas, através de estudos que passem por análise, mecanismos de avaliação, estudos comparativos, criação de modelos e parâmetros, utilizando-se de pesquisas teóricas e de campo. 

 

 

GT´s Graduação:

 

GT  - Antropologia

- Coordenação e Debatedor: Carlos Eduardo Procópio

 

GT – Sociologia

- Coordenação e Debatedor: José Vitor Gomes Lemes

 

GT  – Ciência Política

Coordenação e debatedor: Rodrigo Mello

 

—————

Voltar